CLARINS EM DATAS

1954
Jacques Courtin-Clarins cria a Clarins com um conceito pioneiro de beleza: levar a beleza a sério e dar-lhe credibilidade. No seu Instituto, no n.º35 da Rue Tronchet, em Paris, cria uma empresa que virá a tornar-se um dos mais belos sucessos da indústria cosmética.

1957
No seu Instituto, Jacques Courtin-Clarins desenvolve métodos exclusivos de tratamento para rosto e corpo, utilizando óleos 100% puros extratos de plantas. 

1965
Clarins deixa de subcontratar a produção dos seus produtos e cria a sua própria unidade de produção em Cormeilles en Parisis, nos subúrbios de Paris.

1966
Jacques Courtin-Clarins decide vender os seus produtos no mercado de perfumaria selectiva.   É neste momento que cria o Cartão de Cliente para garantir um contacto permanente com os seus clientes.

1972
Clarins cria a Divisão Internacional e assina os primeiros contratos de distribuição com distribuidores estrangeiros.

1975
A pedido do seu pai, Christian Courtin-Clarins junta-se à Clarins para desenvolver a marca a nível internacional.

1976
Lionel de Benetti junta-se à Clarins como engenheiro químico.

1980
Clarins torna-se líder no mercado de produtos de cosmética selectiva em França.

1981
Clarins inicia a sua nova estratégia de distribuição com a abertura da sua primeira subsidiária nos Estados Unidos da América. Hoje em dia, existem 21 subsidiárias do grupo nos países mais importantes do mundo.

1984
Abre a fábrica em Pontoise, para onde é transferida a produção. Entrada no Mercado Secundário da Bolsa de Paris.

1987
A Clarins proibe os testes em animais.

1989
Jacques Courtin-Clarins cria a AIP (Associação de Investigação da Poliartrite) para financiar a investigação desta doença que afecta sobretudo as mulheres.

1990
Clarins é o n.º1 na Europa no mercado de cosmética selectiva. Associa-se ao designer de moda Thierry Mugler para desenvolver um perfume feminino, confiando a Vera Strubi esta missão.

1991
Clarins cria o Complexo Antipoluição e inicia a sua própria linha de maquilhagem. 
Renuncia a utilização de extratos de origem animal. 
A companhia é transferida do Mercado Secundário para a Bolsa de Paris.


1992
O Grupo lança 'Angel', a primeira fragrância feminina do designer de moda Thierry Mugler.

1993
A Clarins associa-se à Alpaction, para preservar a biodiversidade do meio alpino.

1994
Depois de um percurso como cirurgião ortopédico, o Dr. Olivier Courtin-Clarins junta-se ao Grupo Clarins.

1995
Clarins adquire Azzaro Parfums e uma unidade de produção em Strasbourg (Cosmeurop).

1997
É criado o Prémio 'Femme la plus Dynamisante'. A primeira mulher escolhida para receber este prémio foi Christine Janin.

2000
Christian Courtin-Clarins torna-se Presidente da Direcção. O seu irmão Olivier Courtin-Clarins passa a ser o Director-Geral.

2001
Abre a plataforma logística de Amiens. Assim, torna-se possível aumentar a capacidade de produção em Pontoise.

2002
A marca Clarins entra no mercado de cosméticos masculinos com a linha ClarinsMen.

2004
É criado o Prémio 'Clarins Men Environnement'.

2006
Clarins investe na marca Kibio para investigar a cosmética dos produtos orgânicos.

2007
Desenvolvimento do Comércio Equitativo.

Abril 2007
Jacques Courtin-Clarins falece. Neste mesmo ano, a companhia que criou alcança 1 bilião de euros em volume de negócios.

Junho 2007
Clarins lança o seu site de e-commerce.

Outubro 2007
Criação da Direcção do Desenvolvimento Responsável (Direction du Dévéloppement Responsable). Um novo passo que demonstra o compromisso da marca nesta área. 
Lançamento da marca MyBlend by Dr. Olivier Courtin-Clarins, a primeira linha personalizada de cosméticos.

Janeiro 2008
Philip Shearer é nomeado para juntar-se ao Grupo como Vice-Presidente Executivo. Christian Courtin-Clarins tornas-se Presidente do Conselho de Supervisão do Grupo Clarins. Olivier Courtin-Clarins mantém-se como Director-Geral.

Maio 2008
Clarins Group associa-se ao projecto Solar Impulse, cuja ambição é construir um avião alimentado apenas a energia solar, de modo a ser auto-suficiente durante o dia e a noite para voar à volta do mundo sem utilizar gasóleo e, portanto, sem produzir poluição.

Julho 2008
A família Clarins decide abandonar o mercado bolsista para preservar a independência e libertar-se das limitações do mercado.

Setembro 2008
Criação do Clarins Fragrance Group (CFG). Esta nova entidade do Grupo Clarins, desejada por Philip Shearer, é responsável pelas marcas Thierry Mugler, Azzaro, Porsche Design, Swarovski e dá suporte à marca David Yurman a partir de Paris.

Novembro 2008
Lançamento do perfume 'Porsche Design' e da linha de fragrâncias Porsche Design Fragrances.

Janeiro 2010
Clarins compra marca Kibio.

Setembro 2010
Lançamento da linha Capital Lumière.

Abril 2011
Lançamento de 'Aura', a nova fragrância Swarovski.



























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